|
|
|
|
|
As férias terminaram e as crianças invadem a escola alegres e agitadas como nunca. Umas retornam loucas para contarem as novidades. Outras, cheias de curiosidade, chegam pela primeira vez. Todas terão a sua atenção. Mas os calouros, por estarem pisando em terreno desconhecido, vão merecer um carinho especial. Relaxe e... prepare-se para
receber suas criancinhas.
Comece mostrando a seus alunos o espaço e as pessoas que compõem o universo escolar. Percorra com eles as várias dependências e os apresente ao pessoal: diretor; outros professores, funcionários da Secretaria e serventes. Tome o cuidado de combinar a hora dessas saídas
com os seus colegas para evitar os atropelos.
Como o seu objetivo nesse início de aulas é estabelecer as bases de uma amizade duradoura com seus alunos, converse bastante com eles, comunique-se, sem esquecer de que cada pessoa fala de acordo com as
características do ambiente no qual vive. Esse não é um bom momento para começar a corrigir as crianças. Deixe que falem como estão acostumadas. Com isso, você não só vai aprendendo a entender o que elas dizem, como também vai descobrindo a melhor maneira de se fazer entender por elas.
A vontade de aprender a ler, que a criança já traz de casa, pode ser incentivada através da leitura de textos infantis em sala. Todo o dia leia pedaços de historinhas.
Distribua lápis e papel e deixe os meninos criarem à vontade. Essa é uma forma de você saber por onde começar quando for ensiná-los a escrever, mais tarde. Cartazes que contenham alegres mensagens de boas-vindas escritas em letras bem grandes também ajudam as crianças a se
familiarizarem com a escrita.
receber suas criancinhas.
Comece mostrando a seus alunos o espaço e as pessoas que compõem o universo escolar. Percorra com eles as várias dependências e os apresente ao pessoal: diretor; outros professores, funcionários da Secretaria e serventes. Tome o cuidado de combinar a hora dessas saídas
com os seus colegas para evitar os atropelos.
Como o seu objetivo nesse início de aulas é estabelecer as bases de uma amizade duradoura com seus alunos, converse bastante com eles, comunique-se, sem esquecer de que cada pessoa fala de acordo com as
características do ambiente no qual vive. Esse não é um bom momento para começar a corrigir as crianças. Deixe que falem como estão acostumadas. Com isso, você não só vai aprendendo a entender o que elas dizem, como também vai descobrindo a melhor maneira de se fazer entender por elas.
A vontade de aprender a ler, que a criança já traz de casa, pode ser incentivada através da leitura de textos infantis em sala. Todo o dia leia pedaços de historinhas.
Distribua lápis e papel e deixe os meninos criarem à vontade. Essa é uma forma de você saber por onde começar quando for ensiná-los a escrever, mais tarde. Cartazes que contenham alegres mensagens de boas-vindas escritas em letras bem grandes também ajudam as crianças a se
familiarizarem com a escrita.
Como tornar fácil o difícil começo - Orientação de Marilena Bocaline
Espaço pedagógico - Construir notícias/http://www.construirnoticias.com.b
0 comentários:
Postar um comentário